06/01/2017 às 16:49

Feriados em 2017 vão impactar vendas do comércio gaúcho

O grande número de feriados em dias úteis ao longo do ano tende a impactar negativamente nos resultados do varejo do Rio Grande do Sul. Os nove feriados nacionais e dois estaduais ao longo de 2017 devem ser mais uma dificuldade para o setor do comércio varejista em um ano que já não promete muito em termos de desempenho. “O cenário nos mostra que 2017 será um ano fraco de crescimento econômico com um todo, em função do processo de ajuste pelo o qual o Brasil está passando”, pondera o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

O dirigente lembra que uma parcela das vendas que deixam de ser efetuadas com o fechamento de lojas ou redução do movimento não são recuperadas pelo setor. Porém, quando os feriados caem próximos aos finais de semana, como é caso de grande parte dos feriados de 2017, parte da demanda local tende a migrar para regiões com maior apelo turístico, como a Região Litorânea em períodos mais quentes e a Região Serrana no período mais frio, gerando um impacto positivo nas vendas desses locais.

Diante de um calendário repleto de feriados, a Fecomércio-RS recomenda a adoção de estratégias que fidelizem o consumidor, buscando frear a redução de vendas nos dias próximos aos feriados. “Grande parte do recuo de vendas nessas datas está relacionada à alteração da rotina das pessoas. Assim, é fundamental que as empresas consigam participar dessas mudanças, intensificando estratégias de aproximação com os clientes”, destaca o presidente da Fecomércio-RS.

Segundo Bohn, é importante conhecer os hábitos de consumo dos clientes e ser criativo para ofertar produtos que eles possam usufruir em seus momentos de lazer e descanso. Entre as dicas está a de disponibilizar ferramentas como o comércio eletrônico e ampliar a divulgação de produtos e promoções em redes sociais. Para a Fecomércio-RS, essas são algumas medidas que podem auxiliar na captura da demanda que é adiada (ou adiantada) com os feriados em dias de semana ou que migra para outros setores da economia.

Feriados Estaduais
2 de fevereiro (quinta-feira) – Nossa Senhora dos Navegantes
20 de setembro – (quarta-feira) – Revolução farroupilha

Feriados Nacionais
28 de fevereiro – (terça-feira) – Carnaval
14 de abril – (sexta-feira) – Paixão de Cristo
21 de abril – (sexta-feira) – Tiradentes
1º de maio – (segunda-feira) – Dia Mundial do Trabalho 
15 de junho – (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro – (quinta-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro – (quinta-feira) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro – (quinta-feira) – Finados
15 de novembro – (quarta-feira) – Proclamação da República
25 de dezembro – (segunda-feira) – Natal

Serviços