28/11/2016 às 15:26

Em processo de recuperação, confiança dos empresários do comércio gaúcho cresce 27,4% em novembro

Os resultados de novembro do Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC) revelaram dados positivos tanto na comparação com o mesmo período de 2015 quanto em relação ao mês de outubro passado. O crescimento sobre o ano anterior foi de 27,4%, e de 3,1% sobre o mês anterior. “Os dados do ICEC revelam a continuidade do processo de recuperação da confiança do empresariado, com a interrupção na queda e estabilização da atividade econômica”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz  Carlos Bohn. Os indicadores da pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (28) pela Fecomércio-RS.

O ICAEC, que mede as condições atuais, registrou elevação de 52,8% na comparação com novembro de 2015 e de 3,8% sobre outubro passado, ficando em 57,9 pontos. O movimento de alta foi disseminado em todos os pontos analisados (economia brasileira, comércio e a própria empresa). As expectativas dos empresários do comércio (IEEC) seguiram a mesma tendência de alta observada há alguns meses, puxada mais uma vez pela estabilização no campo político e o avanço das medidas de controle fiscal. Aos 142,9 pontos, o indicador cresceu 32,8% sobre novembro do ano passado e 3,3% na comparação com outubro de 2016“A mudança de governo refletiu numa melhora da evolução do indicador”, ponderou Bohn.

O índice que mede os investimentos (IIEC) apresentou variação positiva de 8,8% na comparação com novembro de 2015 e alta de 2,3% sobre outubro último, alcançando 90,3 pontos. “Esse indicador evoluiu de forma mais tímida, porém, o relacionado à contratação de funcionários persiste apresentando taxas elevadas pelo segundo mês consecutivo”, destacou o presidente da Fecomércio-RS.

- Veja a análise econômica dos resultados no link http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/analiseICECnov16.pdf

- Para visualizar a pesquisa completa de dezembro, veja em  http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/ICECnov2016.pdf

Serviços